terça-feira, 27 de setembro de 2011

INCOMPETÊNCIA OU DESEQUILÍBRIO? OS TIMES DO NORDESTE PODEM ESTAR SENDO PREJUDICADOS NO BRASILEIRÃO PELO SISTEMA DE PONTOS CORRIDOS


Para quem é nordestino é sempre a mesma história, mesmo com times competitivos, iniciamos o campeonato brasileiro por pontos corridos empolgados e até demonstrando certa força frente às tradicionais e fortes equipes do sul e sudeste. No entanto, da metade para o fim do campeonato presenciamos uma queda de produtividade, chegando a lutar para não cair para divisões inferiores.
Como nosso país tem imensa dimensão territorial e os times do nordeste são representados em menor número, têm a necessidade de viajarem distâncias bem maiores para enfrentar os times sulistas. Pelo contrário, os times de lá viajam entre estados vizinhos para se enfrentarem tendo que viajar poucas vezes ao nordeste. Dessa forma, sofrem menos desgaste chegando à etapa final do Brasileirão mais inteiros.
De acordo com entrevista cedida ao Esporte Espetacular da rede Globo, Marcos, goleiro do Palmeiras relata:
- Falam que um campeonato de pontos corridos é mais justo. Eu não acredito nisso porque nunca um time do Norte ou do Nordeste do país vai conseguir ser campeão (na disputa de pontos corridos) jogando em Porto Alegre e voltando para jogar em casa. Então não acho um campeonato justo. Os times que viajam menos, no final da competição, levam vantagem porque a parte física acaba sendo muito importante. Acho que pelo fato de o campeonato ser tão longo, com tantos jogos e tantas viagens, quem tiver um time mais condicionado e com o melhor elenco acaba se dando bem no final.
- O fato de ser pontos corridos, igual aos campeonatos europeus. A diferença é que você vai disputar o Campeonato Italiano, a Itália é pequena. Você vai disputar o Campeonato Francês, a França é um país pequeno. Aí você vai disputar o Brasileiro, e o Brasil é um país muito grande. Você tem que viajar muito e, às vezes, longas distâncias. Uma vez vi uma matéria, acho que sobre o América-RN quando estava na primeira divisão, eles deram duas voltas no planeta Terra numa disputa de Campeonato Brasileiro - finalizou.
Lógico que não podemos deixar de levar em consideração fatores como falta de investimentos, a fraca estrutura dos clubes do nordeste e administrações falhas que vêm contribuindo para muitas das causas da baixa participação dos times na primeira divisão, mas vamos analisar o campeonato atual:
Estamos nos encaminhando para 27° rodada da primeira divisão do campeonato brasileiro com 2 times do nordeste representando. O Ceará na 14° posição com 38,5 % de aproveitamento e o Bahia na 15° posição com os mesmos 38,5% de aproveitamento. Enquanto isso, nos 8 primeiros lugares da tabela com chance alcance do título, temos times do sul e sudeste; Vasco, Corinthians, São Paulo, Botafogo, Fluminense, Flamengo, Internacional e Palmeiras.
É amigos, podemos até não concordar que o campeonato por pontos corridos não seja causa única dos atuais resultados dos times do nordeste, mas convenhamos, algum fundamento tem nas declarações do goleiro do palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário