terça-feira, 27 de setembro de 2011

O CRATO NECESSITA URGENTEMENTE DE UMA INJEÇÃO DE EMPREENDEDORISMO.


Durante minha vida acadêmica fazendo parte de uma equipe de estudantes , desenvolvi projetos socialmente empreendedores que tinham como intuito a melhoria de vida das comunidades carentes e colaborar mesmo que de forma indireta para o desenvolvimento da região do Cariri.
Empreender tem como principais características a inovação, planejamento, diferenciação, enxergar oportunidades onde todos só conseguem ver dificuldades, mas acima de tudo empreender é ter ousadia. Saber que se não houver coragem para quebrar paradigmas e sair da “mesmice”, nunca poderá desfrutar dos benefícios de um projeto revolucionário.
O povo nordestino tem essa característica como marca de nascença, já nasce em meio às dificuldades sociais, financeiras, culturais e impostas por um sistema desigual da sociedade de nosso país, onde precisa buscar os caminhos certos para a sobrevivência de sua família. É ver que para salvar seu gado sem pastagem rica em nutrientes, existe o mandacaru como meio para seu crescimento.
Não posso deixar de reconhecer com certa inveja, mas uma inveja boa e de alguma forma acompanhada de um nobre sentimento de orgulho, o crescimento de Juazeiro do Norte em busca de um desenvolvimento já possível para sua população. O que ocorre naquela terra abençoada não é nada mais, nada menos, que uma conjunção das características empreendedoras que fazem parte da nossa grande diversidade de estados e culturas nordestinas.
Juazeiro do Norte tem correndo em suas veias o sangue do povo cearense, alagoano, paraibano, pernambucano, piauiense e demais origens que fizeram daquele município sob o talento visionário e empreendedor do padre Cícero, um grande exemplo do que a inovação, trabalho, respeito, força e ousadia podem possibilitar surgir como fruto.
Temos como vizinha, uma gigante que a cada dia demonstra sua energia e potencial avassalador de crescimento. Foram inovadores não só na visão comercial, mas também política, permitindo e criando oportunidade para que diferentes olhares gestores tomassem a frente e fizessem florescer pensamentos e ações que se distanciam do coronelismo e tradicionalismo burguês e feudal que ainda impera em muitos municípios.
Como bom Cratense, torço muito para que essa característica se torne um vírus que fará com que a parte de nosso povo que ainda dorme, acorde a tempo de lutar pelo desenvolvimento de nossa princesa do Cariri. Precisamos inovar, ousar e requerer mudanças com cabeças novas e distantes do falso elitismo e tradicionalismo que ainda impera em nosso município.
Precisamos dar oportunidades para os jovens empreendedores e investir nos projetos universitários e escolares. Permitir que destas sementes brotem os futuros gestores e estimuladores da economia local, assim como da saúde, educação e proteção ao meio ambiente.
Nossa cabeça tem que mudar para melhor, acompanhar as mudanças globais e saber que em nosso berço existem possibilidades ainda não exploradas para crescermos e estabelecermos nossa marca como bons caririenses. Podemos fazer muito pelo Cariri, temos que bater no peito e dizer que temos grande responsabilidade pelos nossos jovens, pelo nosso futuro, nosso comércio, nossa chapada e acima de tudo nossa história e cultura.
História e cultura que não são respeitadas da forma que deveriam ser. Onde está nosso centro histórico? E a conservação de nosso patrimônio? Nossos ícones marcantes de nossa história (Bárbara de Alencar, por exemplo), são conhecidos? São valorizados? Tem gente que não sabe nem quem é!!!
Sejamos mais honestos consigo mesmos e aprendamos a das mais valor ao que fomos para que possamos ser alguém amanhã. Sejamos empreendedores como os nordestinos, respeitosos ao nosso passado e cultura como os orientais e audaciosos e corajosos como nossos antepassados.
Somos cratenses como o padre Cícero, sejamos visionários da mesma forma que ele foi. VAMOS SAIR DA MESMICE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário